BOLETIM MINEIRO DE GEOGRAFIA - Dossiê William Rosa Alves

14/10/2013 16:11

BOLETIM MINEIRO DE GEOGRAFIA

Publicação periódica da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) Seção Local de Belo Horizonte

 

Chamada de artigos e outras contribuições

Tema: Dossiê William Rosa Alves

 

O Boletim Mineiro de Geografia solicita contribuições para seu próximo número com o objetivo de contribuir para o reconhecimento da trajetória profissional, pessoal e de militância do geógrafo e professor William Rosa Alves. Para tanto, receberá até 10/01/2014 todos os formatos de publicação descritos abaixo.

Informamos que os mesmo serão avaliados pelo conselho editorial e agrupados em três seções:

 

1- Depoimentos e outras contribuições sobre William Rosa Alves.

2- Artigos relacionados à metropolização e urbanização crítica de Belo Horizonte e artigos relacionados à educação e ao ensino de Geografia.

3- Artigos de autoria de William Rosa Alves.

 

As contribuições deverão ser enviadas para o e-mail bmg.agb.bh@gmail.com

 

Coletivo AGB-BH

 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO PARA DEPOIMENTOS E OUTRAS CONTRIBUIÇÕES

Serão aceitos textos, poesias, desenhos, charges, fotografias e outros formatos relacionados ao tema do Boletim.

1. Os textos devem ser apresentados com o máximo de 05 laudas, com margem (direita, esquerda, superior e inferior) de 3 cm, e parágrafos de 2,0 centímetros, em Word para Windows, utilizando-se a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1 e ½, formato A-4 (210x297mm).

2. Os arquivos não poderão ultrapassar 2,0 Mb, incluindo texto, referências bibliográficas, tabelas, figuras etc).

2.1. As ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias etc.) devem ser enviadas nos formatos JPG ou TIF e somente serão aceitos em tons de cinza. Não serão aceitas ilustrações coloridas, a menos que o(s) autor(es) do texto arquem com os custos adicionais decorrentes.

3. O cabeçalho deve conter o título (e subtítulo, se houver). Na segunda linha, o(s) nome(s) do(s) autor(es), e, na terceira, as informações referentes à(s), a seção local a que estão associados ou instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) e endereço postal do(s) autor(es).

 

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO PARA ARTIGOS

O Boletim Mineiro de Geografia é uma publicação periódica da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) Seção Local de Belo horizonte cujo objetivo é divulgar a produção do conhecimento geográfico. Publicam-se textos sob a forma de artigos, notas, resenhas, comunicações, seção GTs (Grupos de Trabalhos) entre outras, dos que se interessam e participam do conhecimento propiciado pela Geografia .

1. Todos os textos enviados à Boletim Mineiro de Geografia devem ser inéditos e redigidos em língua portuguesa.

2. Os textos devem ser apresentados com o máximo de 30 laudas, com margem (direita, esquerda, superior e inferior) de 3 cm, e parágrafos de 2,0 centímetros, em Word para Windows, utilizando-se a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1 e ½, formato A-4 (210x297mm).

3. Os arquivos não poderão ultrapassar 2,0 Mb, incluindo texto, referências bibliográficas, tabelas, figuras etc).

3.1. As ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias etc.) devem ser enviadas nos formatos JPG ou TIF e somente serão aceitos em tons de cinza. Não serão aceitas ilustrações coloridas, a menos que o(s) autor(es) do texto arquem com os custos adicionais decorrentes.

4. O cabeçalho deve conter o título (e subtítulo, se houver) em português, inglês e espanhol ou francês. Na segunda linha, o(s) nome(s) do(s) autor(es), e, na terceira, as informações referentes à(s), a seção local a que estão associados ou instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s) e endereço postal do(s) autor(es).

5. O texto deve ser acompanhado de resumos em português, inglês e espanhol ou francês, com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, em espaço simples, e uma relação de 5 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto.

6. A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos. É essencial conter introdução e conclusão ou considerações finais.

7. As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas. Esse recurso pode ser utilizado quando extremamente necessário e cada nota deve ter em torno de 3 linhas.

8. As citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente. As menções a ideias e/ou informações no decorrer do texto devem subordinar-se ao esquema (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página). Ex.: (Moreira,1991) ou (Moreira, 1991, p.27). Caso o nome do autor esteja citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses. Ex.: “A esse respeito, Milton Santos demonstrou os limites... (1989)”. Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser identificados por uma letra minúscula após a data. Ex.: (Conceição, 1985a), (Conceição, 1985b).

8.1. As citações, bem como vocábulos, conceitos que não estejam em português, deverão ser oferecidas ao leitor em nota de roda pé.

9. A bibliografia deve ser apresentada no final do trabalho, em ordem alfabética de sobrenome do(s) autor(es), como nos seguintes exemplos.

a) no caso de livro:

SOBRENOME, Nome. Título da obra. Local de publicação: Editora, data. Ex.: VALVERDE, Orlando. Estudos de Geografia Agrária Brasileira. Petrópolis: editora Vozes, 1985.

b) No caso de capítulo de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro. Local de publicação: Editora, data, página inicial-página final. Ex.: FRANK, Mônica Weber. Análise geográfica para implantação do Parque Municipal de Niterói, Canoas – RS. In: SUERTEGARAY, Dirce. BASSO, Luís. VERDUM, Roberto (orgs.). Ambiente e lugar no urbano: a Grande Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2000, p.67-93.

c) No caso de artigo:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial- página final, mês(es). Ano. Ex.: SEABRA, Manoel F. G. Geografia(s)? Orientação, São Paulo, n.5, p.9-17, out. 1984.

d) No caso de dissertações e teses:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação (tese). Local: Instituição em que foi defendida, data. Número de páginas. (Categoria, grau e área de concentração). Ex.: SILVA, José Borzacchiello da. Movimentos sociais populares em Fortaleza: uma abordagem geográfica. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1986. 268p. (Tese, doutorado em Ciências: Geografia Humana).

10. O descumprimento das exigências anteriores acarretará a não aceitação do referido texto; tampouco seguirá a tramitação usual para os pareceristas do Boletim Mineiro de Geografia.

11. Os artigos serão enviados a dois pareceristas, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também o(s) nome(s) do(s) autor(es). Em caso de divergência nos pareceres, o texto será submetido a um terceiro parecerista.

12. Os originais serão apreciados pela Coordenação de Publicações, que poderá aceitar, recusar ou reapresentar o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações editoriais.

13. Cada trabalho publicado dá direito a dois exemplares a seu(s) autor(es), no caso de artigo, e um exemplar nos demais casos (notas, resenhas, comunicações, seção GT, etc. A Associação dos Geógrafos

Brasileiros (AGB) Seção Local Belo Horizonte se reserva o direito de facultar os artigos publicados para reprodução em seu sítio ou por meio de cópia xerográfica, com a devida citação da fonte.

14. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da Coordenação de Publicações e/ou do Conselho Editorial.