ESC da AGB-BH no VII CBG: "A PERMANENTE BUSCA DO HORIZONTE: A HISTÓRIA DA AGH-BH"

17/08/2016 16:15

Texto-base do Espaço de Socialização de Coletivos (ESC) enviado pelo coletivo de Diretoria da AGB-SLBH ao VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (Vitória/ES, 10 a 16/08/14). Os ESCs estão marcados para ocorrer quarta-feira, 13/08, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

 

A PERMANENTE BUSCA DO HORIZONTE: A HISTÓRIA DA AGH-BH

Coordenação: Coletivo de diretoria da AGB-SLBH

Instituição: AGB – Seção Local Belo Horizonte

E-mail: bh@agb.org.br

 

Resumo: Retomar o histórico da AGB-SLBH, entre os anos de 1988 (fundação) até 2004, a partir do texto do William Rosa Alves “A permanente busca do horizonte: a história da AGB-BH” na Terra Livre 22. Contudo, a proposta do coletivo é realizar o resgate e avaliação do período entre 2004-2014, a partir de um levantamento das atas, publicações da Seção no período e entrevistas com pessoas que se envolveram e mesmo com aqueles que ainda participam das atividades. Buscamos investigar, além do proposto anteriormente, como a participação nas atividades realizadas através da SLBH contribuiu para a formação intelectual das pessoas envolvidas, seja ele professor ou profissional de áreas afins.

 

O coletivo da AGB-SLBH está empenhado em realizar um resgate histórico da seção local a fim de, compreendendo o que se passou, como e porque, possa melhor enfrentar os desafios colocados pelo desenrolar da vida. A Terra Livre 22 – “AGB 70 anos: trajetórias e contribuições” – traz um texto do William Rosa Alves “A permanente busca do horizonte: a história da AGB-BH” que faz um resgate desde a fundação da SLBH até o ano de 2004. Nossa intenção é complementar esse texto com os dez anos decorridos desde então. Até o VII CBG, o prazo não permite uma elaboração concluída, porém pretende buscar os materiais necessários para levar o projeto a frente.

Como nos ensinou o William no texto supracitado, conhecer as “[...] motivações, convicções, perspectivas e mesmo o modo, ou seja, as práticas” (p.231) que permearam o caminho de construção da AGB-SLBH nos parece fundamental para “[...] ampliar o conhecimento de uma trajetória que nos parece mui significativa” (p. 235) para os agora 80 anos da AGB e o calçamento de novos horizontes.

A partir dos materiais reunidos, a intenção é apresentar no ESC as reflexões suscitadas nesse resgate histórico e possibilitar que outras pessoas possam trazer contribuições. Como é sabido, a profunda inserção do William na construção da AGB, tanto nacional como localmente, resgatar uma memória que tem forte envolvimento do compa que veio a falecer recentemente nos coloca a tarefa de levar a cabo tal projeto, dando continuidade à elaboração do William expressa no referido texto.

Assim, a proposta é realizar um resgate e avaliação das atividades realizadas através da SLBH nesse último decênio 2004-2014 e suas relações com a formação do geógrafo, seja ele professor ou profissional de áreas afins. Podemos dizer a princípio que nesse último decênio a renovação dos quadros dos associados foi grande, e historicamente na SLBH a participação de graduandos e professores da escola básica sempre aconteceu. No entanto, nas últimas gestões tivemos no cotidiano da entidade, assembleias e reuniões, uma maior presença dos professores da escola básica, dos graduandos e pouca a participação de professores universitários, evidenciando uma “nova” cara da SLBH. Isso de forma alguma comprometeu a SLBH nas Reuniões de Gestão Coletivas (RGCs), eventos e discussões que permeiam a geografia brasileira.

Para a discussão central do texto, resgate e avaliação 2004-2014, faremos um levantamento das atas, publicações da seção no período e realizaremos entrevistas com pessoas que se envolveram e mesmo que ainda participam das atividades.

Enfim, encerramos esse texto com mais um trecho do nosso saudoso William: “Que a construção permanente de um horizonte cada vez mais emancipatório se renove a cada participação nas instâncias e fóruns da entidade, bem como no diálogo com as frações da sociedade civil brasileira, dignos de tal cumplicidade” (p.235).