SEMANA DO GEÓGRAFO - "Geografia: de quem? Para quem?"

17/08/2016 16:11

Em parceria com um coletivo de estudantes de graduação em Geografia da UFMG, a AGB-SLBH organizaou algumas atividades por ocasião do Dia do Geógrafo (29 de Maio) este ano (2013). Segue abaixo a programação:

 

SEMANA DO GEÓGRAFO - GEOGRAFIA: DE QUEM? PARA QUEM?

Programação:

 

DERIVA: CARTOGRAFIAS DO BAIXO CENTRO - CONTRIBUIÇÕES DA PSICOGEOGRAFIA PARA O ESTUDO DA CULTURA

Sábado, 25/05, 09h, encontro no Mercado Novo, em frente ao bar Vagalume

 

“Nenhuma aventura é criada diretamente por nós. As aventuras que nos são apresentadas formam parte da massa de lendas transmitidas pelo cinema ou outros meios, são parte desta fraude espetacular da história”. (DEBORD, Guy. Texto do filme Crítica da Separação) [...] No sábado 25/05, às 9:00h, nos encontraremos no Mercado Novo, em frente ao Bar Vagalume, na rua Rio Grande do Sul para um prosa a respeito da atividade e depois sairemos à deriva pelo Baixo Centro. É importante que os participantes encontrem meios de representar cartograficamente as experiências vividas durante atividade de campo.

 

GEÓGRAFOS PELO MUNDO

Segunda-feira, 27/05, 14:00h, IGC

Diálogos com alunos de Geografia que foram intercambistas para expor as diferenças entre universidades e o processo de intercâmbio em seu conjunto.

 

A PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA – EXIBIÇÃO E DEBATE DO FILME CARREGADORAS DE SONHOS

Segunda-feira, 27/05, 18:30h, Auditório IGC

Aborda a história de quatro professoras durante um dia de trabalho em vários aspectos, e também apresenta uma análise do sistema educacional feita pelas próprias professoras (2010 – Síntese). Seguida de roda de conversa com alunos participantes do PIBID e Professores da UFMG.

 

EXIBIÇÃO DO FILME: O SOM AO REDOR

Terça-feira, 28/05, 13:30h, auditório IGC

A questão urbana em Recife é tratada pelo filme de maneira universal, a escala do lugar onde a vida se reproduz é abordada de maneira contundente. Um tema que a Geografia e a Sociologia urbana já tem se ocupado é tratado por Kléber Mendonça Filho de maneira brilhante. Como vivemos na metrópole, em que nível se dá a reprodução da vida, de que forma lidamos com a produção do espaço no contexto mais atual? São questões muito bem elaboradas nesta produção.

 

MESA COM ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS (AGB) E ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS GEÓGRAFOS DE MINAS GERAIS (APROGEO-MG)

Terça-feira, 28/05, 18:30h, Auditório IGC

Que Geografia é essa que estamos geografando? Que Geografia?

 

DEBATE: POLUIÇÃO DAS ÁGUAS: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E CONTROLE

Quarta-feira, 29/05, 15h, Auditório IGC

Marcos von Sperling, Professor titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG, apresentará os principais problemas de poluição das águas que ocorrem em nosso meio, com exemplos de casos locais e regionais. Serão discutidos os principais poluentes, sua origem, efeitos no meio aquático e formas de controle. 

 

PAISAGENS SONORAS - OFICINA DE TAMBORES

Quarta-feira, 29/05, 18h, área externa do IGC

O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes a possibilidade de produzirem a sonoridade de sua própria alegria e espontaneidade. Serão usados materiais reaproveitáveis e alternativos, como vergalhões de construção, canos de PVC, cilindros de papelão etc, para a confecção dos tambores. A estimativa é de construirmos quatro tambores através de um processo coletivo de participação. A média de duração da oficina é de 2 horas e a colaboração de R$ 3,00.

 

FUTEBOL DE RUA

Quinta-feira, 30/05, 16h

Geografia é tempo: umas quatro da tarde, feriado (30/05), futebol de rua, na rua (Goitacazes, ao lado do Mercado Central) e mais: documentário "A rua é pública". Pra suar a cachaça do 29 de maio!