XVIII ENG - 1ª circular de monitoria

04/03/2016 12:05
XVIII Encontro Nacional de Geógrafos
São Luís – MA, de 24 a 30 de Julho de 2016
“A construção do Brasil: geografia, ação política e democracia”
Mais informações em: https://www.eng2016.agb.org.br/#
 
 
1ª CIRCULAR DA MONITORIA
 
22 de fevereiro de 2016.
 
A Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB, respeitando os princípios de militância de todas e todos os associados, tem a obrigação de esclarecer o significado da monitoria nos Encontros promovidos pela entidade. É de conhecimento público que nos eventos da AGB temos a necessidade de muitos companheiros e companheiras para dar cumprimento as atividades propostas nos eventos. Nossa compreensão, portanto, compartilhada pelo conjunto das seções locais através das Reuniões de Gestão Coletiva (RGCs), é a de que os monitores não são simples tarefeiros que por motivação voluntária se candidatam ao trabalho. Durante o Encontro os monitores são os sujeitos que materializam a maior parte das ações pensadas coletivamente nos fóruns deliberativos. Isso configura, sobretudo, uma atuação política e de formação e, por isso, é imprescindível o conhecimento de todo processo de construção do Encontro, que conta com a exclusiva participação dos geógrafos e geógrafas militantes. Nesse caso o trabalho realizado pelos monitores deixa de ser um tarefismo voluntarista e se transforma em um ato político.
Os trabalhos da monitoria são coordenados, porém não há uma hierarquia entre os coordenadores e os monitores. O que pretendemos, e faz parte da prática da AGB, é que existam instâncias de responsabilidade política que durante os encontros e congressos da entidade precisam ser identificados como coordenação. Para isso contamos com quatros escalas de responsabilidade política: a) DEN; b) comissão organizadora local; c) seções locais e d) os monitores. Esses diferentes sujeitos deverão interagir, acatar deliberações dos fóruns da entidade e em respeito às decisões coletivas dar execução as tarefas propostas.
As atividades dos monitores têm inicio com o credenciamento no domingo às 9 horas e se encerram no sábado, após a plenária final, às 20 horas. E, considerando que a monitoria transcende a simples tarefa, nós, nas diferentes escalas de responsabilidade, temos o compromisso de garantir cumprimento dos horários que espontaneamente disponibilizaremos.
O resultado das ações coletivas só tem efeito quando reconhecemos que o trabalho individual não seja tão insignificante ao ponto de ser dispensado, nem tão imprescindível para ser personalizado. E através desse ato político franco que esperamos um trabalho solidário e profícuo com muitos debates políticos e aprendizagem para todos e todas.
Nesse sentido, as Seções Locais devem organizar coletivos de monitoria no interior de suas seções e enviar uma lista ao e-mail da Comissão de Monitoria com os dados dos interessados (nome completo, e-mail e telefones) em participar da monitoria do XVIII ENG, no qual cada seção indica um responsável (coordenador local). Os monitores receberão alimentação para nos dias trabalhados, camisa da monitoria, certificado de monitoria e serão isentos do alojamento.
Quaisquer dúvidas entrem em contato com a Comissão de Monitoria através do seguinte e-mail: monitoriaeng2016@gmail.com
 
Comissão Organizadora do XVIII ENG
Associação dos Geógrafos Brasileiros