1ª Circular Encontro Nacional de Ensino de Geografia - IX Fala Professor!

17/12/2018 22:15

 

         

                          

 

 

 

   Associação dos Geógrafos Brasileiros

         Diretoria Executiva Nacional

              Gestão 2018/2020 

 

Encontro Nacional de Ensino de Geografia - IX Fala Professor! 17 e 21 de julho de 2019 em Belo Horizonte - MG

“A PRÁTICA DO(A) PROFESSOR(A) À MARGEM: RESISTÊNCIAS, SABERES E PODERES”

Primeira Circular

1. LOCAL, DATA E TEMA DO IX FALA PROFESSOR!

O IX FALA PROFESSOR! 2019 será realizado em Belo Horizonte/MG, entre os dias 17 e 21 de julho de 2019, com sede oficial na Escola Municipal Belo Horizonte, e terá como tema “A Prática do(a) Professor(a) à Margem: Resistência, Saberes e Poderes”.

Ementa: Em meio aos avanços do neoliberalismo e da ofensiva neoconservadora, o magistério tem sido alvo de políticas diversas, que tentam reconfigurar a profissão, a escola pública e o próprio sentido da educação. Sendo assim, a Associação de Geógrafos Brasileiro, no IX Encontro Fala Professor, realizado em Belo Horizonte (MG), em 2019, vai ser um momento de debates sobre a situação do magistério, os ataques à escola pública, as políticas de educação, as resistências de professoras e professores para garantir a sua autonomia intelectual e docente, a manutenção dos seus direitos como trabalhadores da educação, assim como dos direitos da população à educação pública de qualidade. O Fala tem o papel de denunciar as pressões e os agentes, mas também é um momento de compartilhar práticas, ações, ideias, produção de conhecimentos geográficos e currículos nos cotidianos das escolas e que não se moldam à postura das políticas educacionais recentes, como uma Base Nacional Comum Curricular.

2. ATIVIDADES DO EVENTO  

Conforme deliberado na 135ª Reunião de Gestão Coletiva o evento será composto por: Credenciamento, Abertura, Plenária Política, Oficinas e Minicursos, Trabalhos de Campo, Relatos de Experiência, Grupo de Trabalho, Grupo de Discussão, Mesas, Atividades Culturais, Atividades Externas, Ciranda e Plenária de encerramento.

3. CHAMADA PARA A ELABORAÇÃO IDENTIDADE GRÁFICA DO IX FALA PROFESSOR!

Os interessados em apresentar propostas de identidade gráfica (arte do evento) poderão enviar até o dia 10 de janeiro de 2019 para o e-mail arte.falaprofessor@gmail.com. É determinante que as propostas de identidade gráfica tenham como referência o tema/ementa do encontro e que sigam as normas do Edital para Escolha da Arte do IX Fala Professor 2019!. O edital completo está disponível no seguinte endereço eletrônico: www.agb-belohorizonte.webnode.com.br.

 

Associação dos Geógrafos Brasileiros – Diretoria Executiva Nacional

Av. Lineu Prestes, 338, Geografia/História – Cidade Universitária/USP, São Paulo – SP, CEP: 05508-900, telefone: (11) 3091-3758 Correspondência: Caixa Postal 64525, São Paulo – São Paulo CEP: 05497-970