Diálogos sobre Trabalho, Socialismo e Educação

17/08/2016 15:57

A Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local de Belo Horizonte (AGB-SLBH) convida seus associados e demais interessados para o primeiro Diálogos sobre Trabalho, Socialismo e Educação de 2012 a ocorrer em 25 de abril, quarta-feira, na sala de Teleconferências da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), às 16:00h. Essa primeira edição abre um diálogo a partir de Fernando Conde da Veiga, associado da AGB-SLBH e professor substituto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/FaE/UFMG, e Filipi Raslan, doutorando em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas, conforme cartaz abaixo.

Os Diálogos sobre Trabalho, Socialismo e Educação se inserem em um esforço coletivo de discussão e organização de entidades, mas também de estudantes e professores, sobretudo da FaE/UFMG, com dois objetivos:

i. criar um espaço de socialização e crítica da produção acadêmica sobre Socialismo e Educação, desde pesquisas recém concluídas até projetos de estudos mais abrangentes;

ii. acumular material e reflexões durante o primeiro semestre de 2012 com vistas à realização de uma atividade mais extensa no segundo semestre - na linha do primeiro Ciclo de Conferências sobre Socialismo e Educação (2010) e a atividade dos 140 Anos da Comuna de Paris (2011).

Essa primeira edição abre um diálogo com material de origem nas contradições do mundo do trabalho, mas aquém e além deste, as mediações que se estabelecem nas objetivações que repõem os próprios termos da condição de trabalhador, por exemplo, pela educação. No olhar da geografia sobre as determinações das espacialidades em que foram/estão sendo as pesquisas, um diálogo campo-cidade se coloca como possibilidade de denúncia, crítica e projeto/possíveis.

Os próximos diálogos, inicialmente mensais, vão girar questões que desenvolvem outros temas, resultados de empiria e leitura teórica, sobre questões que recolocam no plano da universidade desafios e necessidades de superação das formas de estranhamento/alienação da reprodução social.

 

 

Originalmente publicado em: 22/04/2012