EDITAL PARA ESCOLHA DA ARTE DO IX FALA PROFESSOR 2019

29/11/2018 13:20

Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB

                                   Seção Local Belo Horizonte – Gestão 2018-2020
 

EDITAL PARA ESCOLHA DA ARTE DO IX FALA PROFESSOR 2019

A Comissão Organizadora do IX Fala Professor, a ser realizado entre os dias 17 e 21 de julho de 2019 em Belo Horizonte - MG, através dos encaminhamentos da 136ª Reunião de Gestão Coletiva (RGC) da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), torna pública a realização da chamada para criação da identidade visual do IX Fala Professor, de acordo com o estabelecido neste Edital.

1. OBJETO E OBJETIVO

1.1. O objeto desta chamada diz respeito a escolha de um trabalho artístico, que irá representar a identidade visual do IX Fala Professor na divulgação do evento e nos canais de comunicação.

1.2. Esta chamada tem por objetivo a escolha da identidade visual do IX Fala Professor, através da participação de pessoas associadas à AGB e/ou que fazem parte da comunidade geográfica e público em geral, corroborando com os princípios de construção coletiva assumidos pela AGB.

2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Podem participar desta chamada: professoras e professores do Ensino Básico e Ensino Superior, estudantes de graduação e pós-graduação, demais profissionais geógrafas e geógrafos, artistas e o público em geral.

2.2. A arte escolhida para representar a identidade visual do IX Fala Professor deverá seguir o título e ementa do evento a saber:

Título:

A PRÁTICA DO(A) PROFESSOR(A) À MARGEM: RESISTÊNCIAS, SABERES E PODERES

Ementa:

(1) A profissão docente frente aos avanços do neoliberalismo: precarização das condições de trabalho, desqualificação da profissão como atividade intelectual, a lógica do mercado sobre a escola pública, a situação dos sindicatos e o magistério na reforma trabalhista. (2) A ofensiva neoconservadora e as resistências do magistério: os movimentos de controle e regulação da atividade profissional, ações de resistência à ofensiva política e religiosa sobre os profissionais do magistério, implicações na Geografia em sala de aula. (3) Professores de geografia em tempos de Base Nacional Comum Curricular: a geografia que está e a que não está na Base, as experiências e o conhecimento geográfico produzido nas escolas; (4) a Lei 13.415/17 de Reforma do Ensino Médio e o(a) professor(a) de geografia: as reordenações das escolas


públicas estaduais e federais, o(a) professor(a) de geografia no novo ensino médio, a importância da Geografia no ensino médio. (5) Análise do livro didático de Geografia: as resistências em sala de aula, modificações temporais diante de recentes políticas, a expansão do PNLD frente ao território brasileiro, relação com a Base Nacional Curricular e com políticas de formação de professores de Geografia, a política oficial de livros didáticos frente a política editorial neoliberal. (6) A docência como campo de insurreições dos saberes sujeitados.

2.3. Todos os candidatos e candidatas possuem total liberdade de criação e de execução artística, não havendo restrição de forma, estilo, gênero, segmento, modalidade ou tempo histórico da arte, observadas as demais condições estabelecidas nesta chamada, desde que não apresente conteúdo que infrinja os princípios da AGB e do IX Fala Professor.

2.4 A arte deve ser enviada em formato digital com resolução de 500dpi ou superior e salva em arquivo editável em algumas das seguintes extensões a seguir: CDR, PNG, SVG, AI, EPS ou PSD.

2.5 Receberemos as artes participantes através do  email arte.falaprofessor@gmail.com juntamente com um texto explicativo com seus significados.

2.6 O formato do texto que explique o sentido da arte submetida a esta chamada não possui um padrão e pode ser definido por cada candidato e candidata.

3. PRAZOS E VIGÊNCIAS

3.1 Os prazos estabelecidos para a realização dos itens 2.3 e 4.1 deste edital será conforme a tabela abaixo:

TABELA DE PRAZOS E VIGÊNCIAS

Publicação do edital

3/12/2018

Prazo para envio de arte

3/12/2018 a 10/1/2019

Prazo para votação

15/1/2019 a 22/1/2019

Vigência deste edital

23/1/2019

 

3.2 Os prazos podem ser alterados de acordo com o item 6 deste edital. Caso haja alteração será divulgada no site da entidade (www.agb-belohorizonte.webnode.com.br).

4. DA ESCOLHA DA ARTE

4.1 A escolha da arte será feita por meio de votação online pelos participantes do grupo de e-mails de discussão interna da entidade entre a Diretoria Executiva Nacional e as Seções


Locais, o AGB Interseções (https://bit.ly/2DpUS4k), e também pelo site da entidade (www.agb-belohorizonte.webnode.com.br).  

4.2 A votação será aberta ao público em geral e será garantida a participação ampla de associados e não associados à entidade.

4.3 O trabalho artístico do IX Fala Professor será aquele com mais votos na plataforma indicada pelo item 4.1 deste edital.

4.4 Em caso única submissão o trabalho artístico será escolhido se não houver desacordo com o item 2.3 deste edital. Nessa situação não há necessidade de votação e de cumprimento do Prazo de  Votação afirmado pelo item 3.1.

4.5 O resultado final do processo de escolha será divulgado no site da entidade.

5. DA RETRIBUIÇÃO

5.1 O autor do trabalho artístico eleito conforme o item 4 deste edital será favorecido com a isenção na taxa de inscrição do IX Fala Professor.

5.2 É vedada a troca da retribuição por quaisquer outras formas que não a estabelecida pelo item 5.1 deste edital.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

6.1 Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Diretoria Executiva Nacional através do e-mail arte.falaprofessor@gmail.com conforme as datas estabelecidas pelo item 3 deste documento.

6.2 Na ausência de qualquer envio  de artes no prazo indicado pelo item  3.1 todos os prazos do capítulo 3 serão reavaliados e estendidos de acordo com as resoluções da Diretoria Executiva Nacional.

 

ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS,

SEÇÃO LOCAL BELO HORIZONTE,

03 DE DEZEMBRO DE 2018.