“Expedição Marco Veron" e a luta do povo Kaiowá-Guarani

17/08/2016 16:07

Nota de Pesquisa “Expedição Marco Veron" e a luta do povo Kaiowá-Guarani elaborada por membros da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB).

 

Disponível em https://www.agb.org.br/documentos/2012/GuaraniKaiowa.pdf

 

Segue abaixo alguns trechos:

 

Essa nota de pesquisa expõe uma parte das vivências e experiências adquiridas e realizadas pelos geógrafos da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) que participaram da Expedição 'Marco Veron', em Janeiro de 2012. Mais que uma saída a campo para reafirmar teses ou confirmar hipóteses, este trabalho diz respeito ao movimento concreto que vem sendo construído historicamente pela AGB, que assume, em seu cotidiano, reivindicações, demandas e ações conjuntas com os movimentos populares” .

 

E é com esta determinação que a AGB assume conjuntamente com os Kaiowá-Guarani esta luta e este enfrentamento, entendendo que as ações civis públicas em favor dos povos indígenas devem se multiplicar e que a comunidade geográfica, precisa e pode contribuir em sua atuação e formação político-acadêmico/militante-científica para que possamos, na construção de uma geografia do Brasil, compor uma outra história para nossa sociedade”.